Apresentação
X CONGRESSO ESTADUAL DAS APAES DA BAHIA (CONAPAES-BA)
O Congresso Estadual das APAES da Bahia é um dos eventos mais importantes do movimento apaeano. Ocorre a cada três anos, buscando contextualizar socialmente a pessoa com deficiência intelectual e múltipla, sua família e os mais diversos profissionais/ empresas interessados nos aspectos relativos a inclusão e diversidade, através da reunião desses pares e a discussão de temas que compõem este universo, de modo a incentivar novas ações no movimento, capacitar profissionais, orientar empresas e fomentar políticas públicas.
O X CONAPAES-BA traz como tema: Inclusão: Desafios, Perspectivas e Possibilidades. Pretende-se com isso, debater métodos e práticas de inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e de sua família na sociedade, apresentando os desafios enfrentados, as perspectivas e as possibilidades que envolvem o cenário atual.
Nesta edição estima-se um público de 500 pessoas entre pesquisadores, professores, estudantes e profissionais atuantes não só das Apaes, mas de instituições do Terceiro Setor, membros de órgãos públicos e dos setores de Recursos Humanos e ESG das empresas, além da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares.
No dia 10 de outubro, ocorrerá o Pré-Congresso, com atividades como Mesas-Redondas e Mini-cursos para aplicação da legislação, aspectos contábis e boas práticas administrativas para o Terceiro Setor.
Em paralelo ao X CONAPAES, acontecem:
IV FÓRUM DE AUTODEFENSORES - Restrito a Rede Apaeana.
O Fórum de Autodefensores também é realizado a cada três anos, em paralelo ao Congresso das Apaes. Trata-se de um desdobramento do Programa Nacional de Autogestão e Autodefensoria presente em todas as Apaes do Brasil. Este programa visa dar “voz e vez” à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, de modo que se conquiste sua autonomia e participação real no movimento que é feito para eles e também, por eles.
Este Fórum tem por objetivo tornar a pessoa com deficiência intelectual e múltipla protagonista nos debates de ideias para que proponham iniciativas que estejam mais próximas da realidade enfrentada por eles diariamente e assim, estimular o desenvolvimento da sua autonomia nas mais distintas áreas da vida cotidiana, bem como formá-los quanto aos seus direitos sociais e civis, contribuindo para que reconheça na prática, a conquista da independência.
O significativo resultado dessa iniciativa é o crescimento notório da pessoa com deficiência assumindo a defesa de seus direitos e participando na reivindicação e conscientização da sociedade em prol da melhoria da sua qualidade de vida e de seus pares.
Clique aqui para acessar Edital
I FÓRUM DA FAMILIA - Aberto aos Congressistas no turno vespertino.
A família da pessoa com deficiência intelectual e múltipla assume papel relevante no incentivo pela busca da autonomia do assistido da Apae. Portanto, pretende-se com esse Fórum, devolver ou despertar nos familiares a participação de forma ativa nas ações das Apaes.
Em momentos anteriores, a família esteve presente nas ações da autodefensoria e autogestão. Contudo, com o passar do tempo, foi-se entendendo o quão relevante é o papel do familiar na construção da independência da pessoa com deficiência e a sua participação nas ações do movimento apaeano, dando o protagonismo que lhe cabe.
I Fórum da Família é uma ação nova e versa no sentido de que os familiares reúnam e discutam os assuntos que mais os afligem e sugiram ações que estejam mais próximas do atendimento das necessidades da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Podendo, através dessas discussões, gerar documentos que impulsionem novas ações no movimento e políticas públicas nesta seara.
Pela manhã as atividades são restritas a Rede Apaeana, referente as suas atividades de orientação interna.
No turno vespertino está aberto aos congressistas a fim de possibilitar que as famílias das pessoas com deficiência tenham acesso aos debates e possam tirar suas dúvidas junto ao poder público e especialistas.