Loading...

Apresentação

X CONGRESSO ESTADUAL DAS APAES DA BAHIA (CONAPAES-BA)

O Congresso Estadual das APAES da Bahia é um dos eventos mais importantes do movimento apaeano. Ocorre a cada três anos, buscando contextualizar socialmente a pessoa com deficiência intelectual e múltipla e sua família, bem como reunir e discutir os temas desta área, de modo a incentivar novas ações no movimento e fomentar políticas públicas, nesse sentido.

O X CONAPAES-BA traz como tema: Inclusão: Desafios, Perspectivas e Possibilidades. Pretende-se com isso, debater métodos e práticas de inclusão da pessoa com deficiência intelectual e múltipla e de sua família na sociedade, apresentando os desafios enfrentados, as perspectivas e as possibilidades que envolvem o cenário atual.

Nesta edição estima-se um público superior a 500 pessoas entre pesquisadores, professores, estudantes, profissionais atuantes nas Apaes e principalmente, a pessoa com deficiência intelectual e múltipla e seus familiares.

IV FÓRUM DE AUTODEFENSORES

O Fórum de Autodefensores é realizado a cada três anos, em paralelo ao Congresso das Apaes. Trata-se de um desdobramento do Programa Nacional de Autogestão e Autodefensoria presente em todas as Apaes do Brasil. O programa de Autogestão e Autodefensoria das Apaes visa dar “voz e vez” à pessoa com deficiência intelectual e múltipla de modo que se conquiste sua autonomia e participação real no movimento que é feito para eles e também, por eles.

Este Fórum tem por objetivo tornar a pessoa com deficiência intelectual e múltipla protagonista nos debates de ideias para que proponham iniciativas que estejam mais próximas da realidade enfrentada por eles diariamente e assim, estimular o desenvolvimento da sua autonomia nas mais distintas áreas da vida cotidiana, bem como formá-los quanto aos seus direitos sociais e civis, contribuindo para que reconheça na prática, a conquista da independência.

O significativo resultado dessa iniciativa é o crescimento notório da pessoa com deficiência assumindo a defesa de seus direitos e participando na reivindicação e conscientização da sociedade em prol da melhoria da sua qualidade de vida e de seus pares.

I FÓRUM DA FAMILIA

A família da pessoa com deficiência intelectual e múltipla assume papel relevante no incentivo pela busca da autonomia do assistido da Apae. Portanto, pretende-se com esse fórum, devolver ou despertar nos familiares a participação de forma ativa nas ações das Apaes.

Em momentos anteriores, a família esteve presente nas ações da autodefensoria e autogestão. Contudo, com o passar do tempo, foi-se entendendo o quão relevante é o papel do familiar na construção da independência da pessoa com deficiência e a sua participação nas ações do movimento apaeano, dando o protagonismo que lhe cabe.

I Fórum da Família é uma ação nova e versa no sentido de que os familiares reúnam e discutam os assuntos que mais os afligem e sugiram ações que estejam mais próximas do atendimento das necessidades da pessoa com deficiência intelectual e múltipla. Podendo, através dessas discussões, gerar documentos que impulsionem novas ações no movimento e políticas públicas nesta seara.

 


Realização
Patrocinador
Organização